Os economistas e os políticos têm um problema grave de memória - no caso, de memória histórica. Desde pequeninos que comeram muito queijo. Sofrem da síndrome dessas barrigadas de queijo.
Por isso reagem, zangados, quando se vem a terreiro com a mania da história. Coisas do baú, velharias - e dão, sempre, uma boa gargalhada de desprezo.
Vem isto a propósito da crise da dívida soberana, esta surpresa que surgiu na cauda da Grande Recessão de 2008 e 2009.
Ao fim e ao cabo, não seria surpresa nenhuma se os decisores tivessem ligado ao que Kenneth Rogoff - um dos académicos do Clube das Cassandras, a que já me referi - e Carmen Reinhart divulgaram estudando centenas de anos de loucuras financeiras.
O que é que dizem os padrões da história?
Na cauda das grandes crises financeiras e das grandes recessões irrompem as crises de dívida soberana nos elos mais fracos. E batem à porte de todos.
«Isso é impossível em países desenvolvidos. Ainda para mais numa zona monetária», logo reagiram os desmemoriados, ofendidos com tal hipótese. O coro destes desmemoriados durou enquanto a realidade não lhes ruiu as convicções.
A Islândia era um paraíso gelado - e de um momento para o outro ficou à beira da bancarrota. Depois o paradísiaco Dubai - o médio oriente dos VIPs.
Bom, a Grécia, enfim, nunca foi um "milagre". A não ser no sol, nas ilhas, na cor dos mares, na música, no partir dos pratos - ah, e, no facto, de ter sido o berço da nossa civilização.
Mas eis que a pessonha ataca o modelo dos modelos dos desmemoriados, a Irlanda.
Aí os desmemoriados começaram a vacilar - mas, enfim, é parte de uma ilha, pouca coisa.
Bateu, depois, à porta aqui do nosso burgo - mas nunca fomos nenhum milagre económico e somos, apenas, uma franja na ponta mais ocidental.
Os desmemoriados rezam, agora, para que a cauda não bata em alguns países mais avantajados.
Entretanto, apesar de começarem a estar possuídos de dúvidas, continuam sem ler o Rogoff e a Reinhart. Espanha, Portugal, Grécia, Alemanha fazem parte da galeria de exemplos do passado. Uma maçada.
,
Valia a pena lerem, já agora. Aqui fica o título: "This Time is Different".
Uma entrevitsa com Carmen Reinhart pode ser lida em: http://janelanaweb.com/novidades/%E2%80%9Cbancarrota-e-possivel-em-paises-ricos%E2%80%9D-carmen-reinhart/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Agradecimento à organizaç...
. “Political Leadership and...
. “Global Dialogue – Global...
. Lord Giddens: O futuro da...
. As Conferências do Estori...
. Um sucesso visto à distân...
. Conferências do Estoril c...
. ElBaradei relembra as dif...