Domingo, 8 de Maio de 2011

Conferências do Estoril confirmam novas tendências na comunicação

Os bloggers Francisco da Silva (esq.), Jorge Lopes de Carvalho (dir.) e parte do monitor do portátil deste autor mais à direita/Foto: TVI24

 

Noutros tempos, não tão longínquos assim, as grandes conferências internacionais (não as políticas, mas aquelas em que se promove o debate e a reflexão), eram motivo de romaria de jornalistas que, destacados para ali, lá ficavam os dias que fossem necessários para acompanhar os trabalhos, promover conversas de corredor, fazer entrevistas, descobrir histórias e tendências de pensamento.

 

Havia disponibilidade e vontade para isso, e os jornais investiam tempo e recursos humanos para proporcionar aos leitores as correntes de pensamento e de opinião que estariam na vanguarda.

 

As Conferências do Estoril, que terminaram na passada Sexta-feira a sua segunda edição (a primeira foi em 2009), são precisamente uma dessas iniciativas que, num espaço de três dias, reuniu no mesmo local alguma da elite intelectual, académica e até política a nível mundial.

 

No entanto, e seguindo uma tendência cada vez mais evidente, já é difícil encontrar jornalistas destacados a tempo inteiro para este tipo de iniciativas.

 

As Conferências do Estoril vieram confirmar essa realidade, tendo sido difícil encontrar jornalistas presentes nos três dias, embora se encontrasse bastante imprensa no local.

 

As contingências logísticas nas redacções e, muitas das vezes, a falta de visão e de ambição jornalística por parte das chefias tem afastado cada vez mais os jornalistas destes acontecimentos.

 

A cobertura mediática deste eventos acaba por ser seleccionada, onde na maior parte dos casos os jornalistas vão atrás das cabeças de cartaz, com entrevistas já previamente marcadas. Acabam por não captar o ambiente e deixam escapar, por vezes, outros oradores de segunda linha, nem por isso menos interessantes, e que podem oferecer novas perspectivas sobre as problemáticas da actualidade.

 

Durante o almoço de Sexta-feira, no restaurante do recinto, o autor deste poleiro falava com Francisco da Silva do Adeus Lenine e Jorge Lopes de Carvalho do Manual de maus costumes, precisamente sobre essa questão, porque este tipo de conferências, tal como acontece em Davos ou em Porto Alegre, tem uma narrativa própria e só é possível percepcionar a mensagem de forma coerente quando existe um envolvimento próximo com o evento em questão.

 

Ora, hoje em dia, muitos dos jornalistas limitam-se a dar umas saltadas ao local, de quando em quando, para entrevistar um ou outro nome já previamente definido.

 

Seguindo uma tendência inversa, e a ganhar relevância na cobertura comunicacional neste tipo de eventos, os bloggers e os “repórteres” das redes sociais são presença cada vez mais assídua e organizada. A TVI 24 escreveu sobre o assunto.

 

As próprias entidades organizadoras já reconheceram as virtudes das novas realidades comunicacionais, começando a privilegiar a presença destes novos actores da comunicação digital.

 

A organização das Conferências do Estoril percebeu isso e recebeu da melhor maneira todos os bloggers, tratando-os com um profissionalismo irrepreensível, criando todas as condições para a ajudar na divulgação da mensagem do evento.

 

Como sinal dos tempos, é interessante constatar que muito dos lugares no auditório destinados à imprensa estavam ocupados por "repórteres" dos blogues e redes sociais, com os seus computadores, incluindo aqui este autor, que em tempo real iam produzindo conteúdos sobre o que iam ouvindo.

 

publicado por Alexandre Guerra às 16:06
link do post | comentar

.Autores

.Nossos blogues

Era uma vez na América
Janela na Web
O Diplomata
Estado Sentido

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Agradecimento à organizaç...

. “Political Leadership and...

. “Global Governance”

. "Human Security"

. “Global Dialogue – Global...

. Lord Giddens: O futuro da...

. As Conferências do Estori...

. Um sucesso visto à distân...

. Conferências do Estoril c...

. ElBaradei relembra as dif...

.subscrever feeds