Sexta-feira, 29 de Abril de 2011

Bem vindo Dr. Doom

Uma das figuras do "Clube das Cassandras" vem ao Estoril - não necessariamente para jogar no casino. Alcunharam-no de Dr. Doom - roubando o cromo à banda desenhada.

 

Anos a fio Roubini foi amaldiçoado porque falava de um estoiro no horizonte. A alegre euforia de crescimento e especulação financeira dos anos 1990 e 2000 era como que uma barriga de aluguer - não só de um ecossistema financista que se consolidou, mas do seu contrário.

 

Os sinais que entretanto foram surgindo acabaram por ser ignorados, ou menosprezados.

 

Roubini tinha como companheiros de clube homens que estavam dentro do sistema financeiro - como William White, economista-chefe no BIS na época, e Raghuram Rajan, economista-chefe do FMI entre 2003 e 2007.

 

White disse aos banqueiros que se reuniam em Basileia que o sistema caminhava para o que os académicos chamavam de "momento Minsky", do nome de Hyman Minsky, um economista americano que falecere em 1996. Trocado por miúdos, o momento em que a bolha se transforma no seu calvário.

 

Rajan, por seu lado, teve a coragem de enfrentar a audiência selecta da reunião de primavera da Reserva Federal no ano em que Alan Greesnpan abandonou o cargo de presidente do banco central americano. Disse-lhes a mesma coisa, estragando a festa de despedida.

 

«Patetas» - é certamente o mimo menos duro que receberam.

 

A ideia de que o capitalismo financeiro tem dois gémeos que se revezam não é nova. Foi, de facto, Minsky que a recordou.

 

Em meados de 2007 o fantasma saiu das caves e regressou à luz do dia. Minsky, postumamente, foi redescoberto pelo mainstream dos economistas - mas já era tarde.

 

Dizem os economistas, agora, que foi uma das crises financeiras e recessões como jã não havia desde 1929-1933.

 

Mas o filme pode não ficar por aqui. A cauda deste abalo ainda não está toda de fora. A crise da dívida soberana surgiu no horizonte e começou pelas bordas - ainda nem sequer tocou no coração da bolha.

 

Reflectindo em voz alta, Rajan disse em conversa com o Expresso - publicada este fim de semana - que, "possivelmente" (com alguma cautela de cientista), o filme actual ainda não está concluído. A anterior longa vaga financista iniciada em 1860 andou em bolandas de 1890 a 1930.

 

Bem vindo Dr. Doom.

 

publicado por jnrodrigues às 21:01
link do post | comentar

.Autores

.Nossos blogues

Era uma vez na América
Janela na Web
O Diplomata
Estado Sentido

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Agradecimento à organizaç...

. “Political Leadership and...

. “Global Governance”

. "Human Security"

. “Global Dialogue – Global...

. Lord Giddens: O futuro da...

. As Conferências do Estori...

. Um sucesso visto à distân...

. Conferências do Estoril c...

. ElBaradei relembra as dif...

.subscrever feeds